quarta-feira, 12 de março de 2008

Muribeca dos Guararapes

Por James Davidson



O povoado de Muribeca dos Guararapes, localizado em Jaboatão dos Guararapes, é uma comunidade que, infelizmente, é mais conhecida pelo lixão existente que por suas belezas naturais ou por sua rica história. Situado às margens do eixo de integração, entre Jaboatão Centro e Prazeres, possue origem muito antiga, pois consta sua existência num documento de desmembramento do Engenho Novo datado do ano de 1577. Sendo assim, Muribeca é mais antiga que Jaboatão Centro ou Prazeres e, por isso, é considerada como o berço de nossa cidade.



Muribeca teve importante participação na Guerra holandesa, sendo palco de muitos conflitos entre luso-brasileiros e batavos. Como era o povoado mais próspero dos existentes nos arredores do Recife, foi atacado pelos holandeses diversas vezes, entre as quais em 1633 quando teve sua igreja depredada e utilizada como estrebaria pelos invasores. O Engenho Novo de D. Catarina de Albuquerque também foi invadido e saqueado pelas tropas holandesas. Em 1635 houve outro ataque, desta vez liderado pelo coronel Sigsmund Van Schkopp e com mais prejuízos para o povoado. Em 1646 aconteceu o terceiro ataque onde alguns engenhos, como o São Bartolomeu, foram invadidos e onde foram levados o senhor de engenho Fernão do Vale e mais nove pessoas que tiveram destino incerto.




A data simbólica da fundação de Muribeca é 20 de setembro de 1577, data em que D. Brites Mendes de Vasconcelos, viúva de Arnau de Holanda(primeiro proprietário de terras na região) vendeu o Engenho Santo André a João Paes e, do mesmo engenho, levanta um outro, o Novo da Muribeca. No documento de venda consta que já existia nessa data um aglomerado de casas que dariam origem á Muribeca. O nome Muribeca significa, segundo alguns, carneiro pequeno. Já para outros a palavra Muribeca significa mosquito importuno, versão mais aceita até então.




No povoado encontram-se ainda algumas relíquias históricas, como igrejas, ruínas, engenhos e casas preservadas. A Igreja do Rosário foi construída no século XVI pela Irmandade do Sacramento e foi reconstruída em 1781 pelo proprietário do Engenho Santo André, Felipe Campelo. Está ainda em uso e é de grande volumetria destacando-se na paisagem. Já a igreja do Rosário dos Homens Pretos encontra-se em ruínas, no lado oposta da igreja anterior, e foi construída pela Irmandade dos Homens Pretos no século XVIII, como consta num relatório sobre a Capitania de Pernambuco de 1774. Ainda existem as ruínas da Igreja do Livramento, apenas uma parede, de data anterior a invasão holandesa e chamada erroneamente de Igreja de São Gonçalo.




Há ainda algumas casas datadas do século XIX que estão relativamente bem preservadas no povoado. No entorno, na zona rural, encontra-se ainda alguns engenhos com suas casa-grandes e outros componentes típicos como os engenhos São Bartolomeu, Penanduba, Muribequinha, Recreio, Capelinha, Novo, Megaype de Cima e de Baixo, Caiongo, São Joaquim, entre outros. As ruínas da Usina Muribeca, desativada desde 1965, também é outro marco histórico da região.




Destaca-se ainda os atrativos naturais da região, como pequenas cachoeiras existentes e belíssimos matacões de rochas ígneas formando um belo panorama visual. O Povoado de Muribeca dos Guararapes é tombado pela Fundarpe, assim como as ruínas do Rosário dos Homens Pretos.




Mais informações sobre Jaboatão dos Guararapes é só visitar esta página: http://www.jaboataodosguararapes.blogspot.com/

9 comentários:

toca-ae-tjs disse...

Minha cidade , minha terra natal, hoje estou em São Paulo mais nunca ês de esquece-la porque, sou filho da terra mesmo e tenho orgulho em dizer, sou muribequense, pernambucano sou brasileiro.

Denis Gouveia de Oliveira disse...

Infelizmente, talvez, nem nosso prefeito saiba que em muribeca existem ruínas de ferrovias, ruínas de casas grandes, ruínas de açudes, tudo issi em plena mata de Muribeca, aliás, talvez, não só ele como qualquer outro político, só se lembre que Muribeca, essa terra tão linda etão anônima, existe, quando houver mais um período de eleição. Estou falando de um lugar que possui tantos pontos turísticos, com sua fauna(capivara, lontra, tatu, tamanduá, coelho, porco da ìndia etc...),flora,fontes de água mineral, atão exuberante Pedra da Baleia, o Sítio Megaípe, com sua casa de engenho, seu barracão, seu açude com cerveja gelada, música ao vivo e sua linda paisagem, enfim, antes de você, JABOATONENSE, penar em visitar Pesqueira, conheça antes, minha amada Muribeca. E você senhor PREFEITO, seja um visionário, mande catalogar o lugar, organize os moradores que lá moram ,calce suas ruas, conscientize as pessoas que lá vivem de não poluir os rios, fiscalize e divulgue suas belezas, pois, Muribeca existe desde 1577, quase a idade do nosso Brasil e você não dá a mínima.
Tenha vergonha na cara, pois, estou de olho no senhor.
Saiba que estamos organizando a população de Muribeca para cobrar isso e muito mais do senhor.
Chegou a hora de mostrar que o senhor é um homem inteligente.

Denis Gouveia de Oliveira disse...

Senhor prefeito.
Não abandone Vila dos Palmares, em Muribeca, pois, no momento que vc mais precisou, as pessoas que lá vivem não te abandonaram.
Invista naquele lugar que já existia desde 1577, bem antes de se denominar vila dos palmares.

EU LHE SUPLICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

devido o avanco urbano muribeca comecou a ser esquecida quando foi tranferida , no caso a prefeitura de la para jaboatão que por muito tempo era conhecido assim , acontecendo de mesmo jeito com o centro de jaboatão passando para prazeres , vejamos que sem ter noção do que esta sendo feito os responsaveis pela gestão dessas cidade e seu moradores não obtem conhecimento historicos sobre a tal fazendo apenas q seja lembrada como um ponto de referencia de um lixão isso me inytitesse muito pois sou cria dessa terra e choro com a faltqa de vontade de saber dos nossos governadores q sempre pensam no bolso e esquecem suas raizes

zizinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zizinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zizinho disse...

Muribeca minha terra natal, onde ainda tenho raízes e parentes que sempre estou em contato, hoje moro em Armazém Santa Catarina, mas nunca esqueço minha querida Muribeca onde passei maior parte de minha vida ate os 20 anos, digo um dia voltarei a minha querida Muribeca, onde ficou um pedaço de min.
José Alfredo Mendes Filho (Zizinho)
zizinho2005@gmail.com.

Velton Clarindo ✍ disse...

Sempre morei em prazeres, mas passei minha infancia indo constantemente à Muribeca Rua. Minha Tia mora logo abaixo das rui´nas da igreja, nós podiamos vê-la logo na janela, como se estivesse emoldurada.

Amo esse lugar, e merece maior destaque.

Anônimo disse...

Meu pai era administrador de uma fazenda de cana de açúcar em Muribeca na década de 60 eu tinha 4 a 5 anos que sdd hj meus pais já não estão mais aqui moro são Paulo mais sinto muita sdd daquela epoca